Angola no Concurso Mundial de Programação

Estudantes angolanos vão confrontar-se com estudantes e/ou programadores da África do Sul, Níger, Togo, Nigéria, Costa do Marfim, Ilhas Maurícias, entre outros países que estarão na 20ª edição do Concurso Internacional Universitário de Programação a ter lugar nos dias 19 e 20 deste mês na África do Sul.

O vencedor representará a região africana no concurso mundial que decorrerá na Universidade do Porto, de 31 de Março a 5 de Abril de 2019.

Quinze equipas de cinco Instituições de Ensino Superior (IES), participarão no 20th South African Collegiate Programming Contest que é a maior e mais antiga competição de programação entre universidades de todo o mundo.

Os representantes angolanos são das faculdades de Ciência da Computação, de Engenharia Informática, Universidade Agostinho Neto (UAN) e dos institutos Superior Politécnico de Tecnologia, Superior de Ciência (ISPTEC), Superior Técnico Militar (ISTM), e do Superior Politécnico (ISP), da Huíla.

Segundo uma nota do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), o concurso será online, em tempo real. Cada equipa é constituída por três estudantes e um treinador. O ISUTIC tem cinco equipas, igual número do ISPTEC; a UAN, três; o ISTM e o ISP–Huila, têm uma cada um.

Organizado local, regional e finalmente a nível mundial, o Concurso Internacional Universitário de Programação – ACM-ICPC, cria um interacção entre estudantes, professores, investigadores e patrocinadores de todo o mundo, estimulando a aprendizagem e troca de experiências.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.